quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Não Tão Bom Para o Palmeiras

Na última sexta-feira, Muricy Ramalho deixou a modéstia de lado e disse ser "bom pra caramba" em entrevista à reportagem do Globoesporte.com.

Esta tarde, porém, a diretoria do Palmeiras, que pelo visto não concorda muito com a declaração, demitiu o treinador, que teve um aproveitamento péssimo pela equipe (13 vitórias, 11 empates e 10 derrotas).

Acredito sim que o Muricy seja "bom pra caramba", mas o futebol não é uma ciência exata em que basta conhecer profundamente o assunto para obter sucesso. Futebol exige sentimento, envolvimento, relações humanas e não se resume àquela famosa frase do próprio: "Isso aqui é trabalho meu filho!".

Não adianta conhecer táticas, fazer ótimas leituras de jogo ou estudar adversários se você não tem o seu próprio grupo nas mãos. Não adianta criar métodos de trabalho e não ter uma boa relação com os atletas para que eles queiram se encaixar a estes métodos. O treinador não é nada sem o atleta e se não mantiver os atletas em suas mãos, naturalmente os terá contra si.

Não acredito muito numa entrega proposital dos jogadores para derrubar o técnico (embora não descarte também), mas creio numa indisposição de quem não se adaptou ao estilo do técnico e não fez questão nenhuma de cumprir dentro de campo o que foi pedido.

Em tempo, para traçar um contraponto, destaco o Dunga. Ele pode não ser um estudioso do futebol e um primor da leitura de jogo, mas tem como grande trunfo a relação com os jogadores. Soube administrar como poucos um grupo cheio de egos e cobras criadas, que já fizeram corpo mole com muita gente.

Acho que faltou esta característica positiva para os jogadores e a diretoria do Palmeiras também enxergarem o Muricy como um técnico "bom pra caramba".

2 comentários:

  1. É Muriçoca! O porco também morre pela boca. Parodiando Raul Gil... "Pegue o bonézinho e saia de fininho".

    ResponderExcluir
  2. O cabra Muricy vai ficar sem espaço nos clubes, o seu jejto de lhe dar com os atletas realmente não algo que façam todos suarem por ele, alto sálario, sem jeito pra lhe dar com os atletas, vai acabar na pista.

    ResponderExcluir