sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Zinedine Zidane...

Há exatos nove anos, a Fifa coroava um gênio do futebol com o prêmio de melhor jogador do mundo de 2000: Zinedine Zidane, que desbancou o português Figo e o brasileiro Rivaldo.


Zidane me faz entender o saudosismo dos mais antigos e me faz crer que também serei um destes saudosistas no futuro. Ou melhor, acho que já sou.

Zinedine faz qualquer um enxergar uma beleza mística, espantosa, pura e inesquecível no futebol. Mostra a arte e o que é possível se fazer com uma bola nos pés. Mostra a alegria que uma jogada pode causar nos apreciadores de futebol, embora algumas destas jogadas tenham causado profunda decepção nos brasileiros, pelas derrotas da nossa seleção em 98 e 06, graças a ele.

Meus amigos, algum de vocês consegue me explicar o que foi esse fenômeno chamado Zidane? Confesso que não sei traduzir e muito menos entender o jogador de futebol mais brilhante que já vi em campo, sem desmerecer nem um pouco a genialidade de brasileiros como Romário, Ronaldo, Ronaldinho, Kaká, entre outros...

Mas, embora eu não consiga entender este fenômeno, consigo muito bem assistir, relembrar e rever inúmeras vezes as jogadas dele e jamais vou cansar disso.

Então, para quem é igual a mim, vai um videozinho do craque Zinedine Zidane.

4 comentários:

  1. entao eu penso igual a vc luish

    zidane juntamente com ronaldo no real madrid foi a dupla mais incrivel q ja vi falar... acho q quando for saudosista igual meus avós q falavam de pele e tostao, vou me lembrar de zidane e ronaldo... só esse video q achei mto fraco, tem outras compilacoes melhores dele no youtube, mas a trilha sonora salvou

    beigos

    ResponderExcluir
  2. Realmente um excelente jogador, e bom de cabeça também, é capaz de derrubar um com suas cabeçadas.
    Flamengo Hexa Campeão Brasileiro

    ResponderExcluir
  3. Realmente o francês "deitou" com a bola nos pés. Um gênio como Sócrates, Falcão e Zico. Jogou o fino da bola e neguinho só fala em Pelé e Maradona. Velhos clichês do futebol.
    Poucos observam caras como esse. Concordo contigo. Classe até pra bater pênalti.
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  4. A maior lembrança que eu tenho dele não são as matadas de bola, os dribles, os gols, aquele golaço contra o leverkusen...nem a copa de 98.

    A maior lembrança é a aula de futebol, aula de como se joga com a camisa 10 naquele jogo contra o Brasil em 2006.. aquilo foi mágico, de outro mundo

    ResponderExcluir