sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Milímetros de Bobagem

Certas coisas no jornalismo eu confesso que não consigo entender. Algumas informações talvez sirvam apenas para uns 10%, no máximo, do público alvo de um telejornal.

Qualquer jornal diário popular de rádio ou televisão, por exemplo, dá uma nota pelo menos da bolsa de valores. Mas a quem interessa isso? Ao povão, sinceramente, não muda absolutamente nada e para quem tem ações ou trabalha com investimentos, economia e afins, provavelmente já viu esses números durante o dia e de uma maneira muito mais detalhada, num Valor Econômico e Portal Exame da vida.

Mas isso virou quase uma regra. Parece que não se pode fazer um jornal no rádio ou tv sem informações da bolsa de valores.

O mesmo, nesta época do ano, acontece com as chuvas em São Paulo. Sempre que há um temporal, podemos encontrar facilmente alguém falando de quantos milímetros choveu na capital. Mas o que isso importa? Milímetros? O que é isso? Em que acrescenta essa informação?

Olha, não sou especialista de coisa alguma e muito menos de meteorologia. Até acho que isso pode ser importante para estudos de quem realmente entende do assunto, mas, sejamos sinceros, a única coisa que importa para as pessoas, quando se trata de chuva, é se caiu um legítimo "toró" na casa ou trabalho dela ou de algum conhecido e também se ela foi ou será prejudicada por isso.

Aí eu me pergunto: Será que alguém do Jd. Pantanal tá preocupado com os milimetros de chuva? Claro que sim, mas com os milimetros de chuva que inundam suas casas há 10 dias.

2 comentários:

  1. é o que eu digo pequeno gafanhoto, é igual estudar quimica na escola... tabela periodica??? pra que quero saber? quando vou usar isso??

    aquele abraço

    ResponderExcluir
  2. Me vê alguns milimetros de cachaça aí que eu estou de saco cheio de informações que não acrescentarão nada em minha vida.

    ResponderExcluir